O ceratocone é uma doença que acomete a córnea e pode comprometer a qualidade visual, podendo, em casos mais graves, levar à cegueira. Neste artigo vamos entender um pouco mais sobre essa doença que acomete geralmente jovens adolescentes.
O que é o Ceratocone?
O ceratocone é uma doença da córnea que acomete principalmente os jovens (entre 10 e 25 anos). A sua principal característica é o afinamento e aumento da curvatura corneana, o que pode levar à protrusão e irregularidade, com consequente piora na qualidade visual. A denominação “ceratocone” vem do formato de cone que a córnea pode apresentar devido à essa protrusão.
O ceratocone é uma doença multifatorial com causa ainda desconhecida. Fatores genéticos estão associados, porém a maioria dos casos não apresenta história familiar positiva. Sabe-se que o ceratocone tem associação importante com quadros alérgicos, sendo o ato de coçar os olhos um dos principais fatores de risco para sua progressão.
Para que serve a córnea?
A córnea é um tecido transparente sem vascularização localizado na superfície ocular. Ela permite a entrada de luz, a qual será focalizada na retina para a formação da imagem, que posteriormente será interpretada pelo nosso cérebro. Para que os raios luminosos sejam focalizados adequadamente, além da transparência dos meios, é preciso que o nosso sistema intraocular de lentes esteja com um bom funcionamento, associado ou não a recursos ópticos, como óculos e lentes de contato.
A córnea é a lente mais poderosa do olho, sendo o cristalino a segunda principal. Se a córnea apresentar irregularidades, como no caso do ceratocone, não será possível focalizar bem a luz, de forma que a imagem interpretada pelo nosso cérebro fica pouco nítida ou distorcida. Isso se deve principalmente ao astigmatismo irregular gerado pelo ceratocone.
Sintomas do ceratocone
Inicialmente, o ceratocone pode não apresentar sintomas pois, mesmo com a irregularidade da córnea, o paciente pode apresentar boa visão. Nestes casos, pode-se suspeitar do diagnóstico em situações de astigmatismo mais alto ou quando há presença de fatores que estejam associados ao ceratocone, como os quadros alérgicos (rinite alérgica, conjuntivite alérgica, asma ou dermatite atópica). Exames complementares podem ser solicitados, como topografia ou tomografia de córnea, que avaliam a curvatura da córnea, para acompanhamento e diagnóstico do ceratocone.
Em casos que o ceratocone passa a gerar sintomas, a principal queixa é a piora da visão. Outros sintomas relatados são:
- Perda de qualidade da visão noturna;
- Visão dupla;
- Sensibilidade a luz.
O diagnóstico é realizado pelo médico oftalmologista por meio de sinais oculares e exames oftalmológicos que evidenciam as alterações na curvatura e espessura corneana.
É muito importante realizar o acompanhamento do paciente com ceratocone, devido ao risco de progressão e piora da doença. O intervalo das consultas irá depender principalmente da idade do paciente, sendo necessários retornos mais precoces quando mais jovem, quando o risco de progressão e piora do ceratocone é maior.
Tratamento para o ceratocone
O tratamento do ceratocone é dividido em:
- Evitar a progressão da doença
- Proporcionar reabilitação visual
Para evitar a progressão da doença, é necessário realizar acompanhamento periódico por meio de exames oftalmológicos, como topografia ou tomografia de córnea, para avaliar se há aumento da curvatura e afinamento da córnea. Caso haja constatação de progressão, seja por meio de exames ou piora da visão, e o paciente não tenha contraindicação, o tratamento atual disponível é o crosslinking de colágeno da córnea, realizado por meio da interação fotoquímica entre colírio de riboflavina e luz ultravioleta, que forma radicais livres que tornam a córnea mais rígida, evitando a progressão do ceratocone.
Para a reabilitação visual, as formas possíveis de melhorar a visão do paciente são:
Óculos
Os óculos são um importante recurso para melhora da acuidade visual. No entanto, em alguns casos avançados, os óculos podem não trazer uma boa qualidade na visão.
Pacientes com ceratocone inicial podem se beneficiar de lentes de contato gelatinosas.
Em casos de maior irregularidade corneana, as lentes de contato rígidas gás permeáveis são boas opções, pois ajudam a regularizar a passagem de luz através da córnea, permitindo uma boa qualidade visual.
Lentes de contato
As lentes de contato gelatinosas e rígidas gás permeáveis são lentes que se apoiam na córnea. Quando o ceratocone encontra-se em um grau mais avançado, estas lentes podem não ter boa adaptação, sendo as lentes esclerais uma alternativa.
Anéis corneanos intraestromais
Os anéis corneanos intraestromais são dispositivos inertes colocados cirurgicamente dentro da córnea (no seu estroma), com o intuito de alterar a sua curvatura e melhorar a adaptação de outros recursos visuais, como os óculos. Estão indicados principalmente em pacientes que são intolerantes ao uso de lentes de contato, que possuem irregularidade corneana que dificulta o uso de óculos, e que não tenham cicatrizes corneanas ou ceratocones muito avançados.
Transplante de córnea
Em casos mais avançados da doença, em que os recursos ópticos mencionados não são capazes de reabilitar a visão do paciente, pode-se indicar o transplante de córnea. Este procedimento consiste na substituição cirúrgica da córnea do paciente por uma córnea do Banco de Olhos.
O ceratocone tem cura?
O ceratocone é uma doença que não tem cura, mas seu tratamento pode ser muito eficaz para evitar o avanço da doença, principalmente quando o diagnóstico é precoce.
Infelizmente ainda não se tem clareza sobre formas de prevenção para o desenvolvimento do ceratocone. Porém, entende-se que alguns hábitos podem potencializar seu desenvolvimento, como explicado anteriormente.
O hábito de coçar os olhos está fortemente associado ao desenvolvimento da doença, portanto, pacientes com quadros como rinite alérgica e asma devem procurar acompanhamento para inibir os sintomas de coceira ocular e gerenciar de forma adequada seus processos alérgicos.
Um adendo importante sobre esse assunto é que o hábito de coçar os olhos está associado não somente ao ceratocone, mas também ao aumento da transmissão de doenças, como conjuntivite viral.
A Oftalmo Concept conta com especialistas em Ceratocone e também uma equipe completa nas diferentes áreas da oftalmologia. E o melhor e mais importante: Tudo em um único lugar.
O exame preventivo pode salvar sua visão!
Dra Camila Kase
Especialista em Córnea, Lente de Contato e Cirugia Refrativa