Atendimento humanizado

Exames complementares

Dispomos dos principais exames oftalmológicos para oferecer a atenção e cuidado completos à sua saúde ocular.

Retinografia

Ceratoscopia

Microscopia Especular

Gonioscopia

OCT Angiography

Tomografia de Coerência Óptica (OCT)

Paquimetria

Tonometria

Alameda dos Jurupis, 452 – CJ 113 A – Moema, São Paulo – SP, 04088-901

Horário de atendimento

Segunda a Sexta 08:00 às 18:00
Sábado 08:00 às 12:00

Telefone de atendimento

contato@oftalmoconcept.com.br

Retinografia

O exame de retinografia se trata de uma foto do fundo do olho, que visa identificar e documentar doenças que possam atingir a retina e o nervo óptico.

Indicado para pessoas com alta miopia (grau acima de 6), doenças sistêmicas (diabetes, pressão alta) e doenças oculares (doença macular relacionada à idade, nevus, etc).

Ceratoscopia Computadorizada

Este exame é indicado, principalmente, para diagnosticar irregularidades na curvatura da córnea que podem ser consequências do astigmatismo e ceratocone.

Além dessas indicações, a ceratoscopia também pode ser indicada como um exame pré-operatório de cirurgias de correção de grau (cirurgia refrativa), cirurgia de catarata, pós-operatório de transplante de córnea ou até mesmo para testes de adaptação de lentes de contato.

Microscopia Especular

Este exame serve para avaliar tanto a quantidade de células presentes na camada da córnea, quanto para verificar se as células presentes ainda são saudáveis.

Geralmente, a microscopia especular da córnea é indicada em exames pré-operatórios, como a catarata ou em pessoas que sofreram algum trauma ou lesão na córnea, mas também pode ser indicado para avaliar presença de edema na córnea, distrofias corneanas ou até mesmo para testes de lentes de contato.

Gonioscopia

O exame de gonioscopia serve para avaliar o ângulo da camada anterior do olho onde fica o sistema de drenagem do humor aquoso líquido localizado na parte interna dos olhos e responsável por nutrir a córnea e o cristalino, além de regular a pressão interna dos olhos. Este exame é indicado para pacientes com suspeita de glaucoma.

OCT Angiography

Também conhecido como ANGIO OCT, este exame é
indicado para suspeitas de lesões vasculares ou alterações na retina. Por meio dele, conseguimos avaliar os vasos sanguíneos do fundo do olho e a relação com as camadas retinianas.

Geralmente é indicado em lesões vasculares da coróide e retina, retinopatia diabética isquêmica, alterações maculares, tumores e trombose.

Tomografia de Coerência Óptica (OCT)

O exame de OCT (Optical Coherence Tomography) é indicado para avaliar tanto o fundo do olho quanto a superfície ocular, por meio de um foco de luz que atinge as camadas da retina e da córnea e registra as imagens do olho.. Com essas imagens é possível identificar a presença de doenças como Retinopatia Diabética, Edema macular e Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI).

Paquimetria

A paquimetria é indicada para medir e avaliar a espessura da córnea por meio de uma sonda de ultrassom. Pode ser indicado para casos de glaucoma, ceratocone, edema de córnea e outras doenças que causam alteração na espessura da córnea.
Além disso, pode ser um exame pré-operatório para pessoas que pretendem
realizar a cirurgia refrativa (correção de grau).

Tonometria

A tonometria é o nome dado para o exame que faz uma espécie de sopro no olho e é indicado para medir a pressão interna dos olhos. Apesar de ser um exame de rotina, ele costuma ser indicado também para pacientes que fazem acompanhamento do glaucoma.